quarta-feira, 4 de julho de 2012

Um breve comentário acerca da disputa eleitoral em Palmeirais-PI


Com a já sabida incumbência de articular algumas candidaturas de meu Partido no interior do Estado frisei-me na disputa eleitoral de Palmeirais por: 1º ser uma cidade que gosto muito, 2º por ter vivido experiências politicas e publicas na cidade, 3º por ser de interesse do meu Partido. De cara foi perceptível dois fatores claros: os que estão no governo e os que não estão no governo (sem essa mescla infantil de oposição e situação ou direita e esquerda), na realidade as pessoas que compunham o grupo politico do atual prefeito: Marcio Soares Teixeira (Macim) sem motivo algum se “alardam” com as perspectivas eleitorais muito menos com a organização politica de suas lideranças  e/ou cabos eleitorais, estão tinindo de bom e sólidos o bastante para enfrentarem a realidade politica do município, até porque é nítido no grupo uma organização prévia para isso.
Por outro lado à inexistência de um figura consenso, de uma liderança ávida, de uma unidade de bloco, fez com que os que atemorizam novidades se perdessem no óbvio. A velha politica acabou?  Dialética, debate, reuniões, diversidade de opiniões: esse é a nova tônica politica! Divididos ao meio, os que não estão no governo e que poderiam através de uma nova eleição traçar um novo projeto politico decidiram optar pelas mesmas estratégias que outrora outorgaram. Deixando de lado a capacidade de conquista, de renovação de seus quadros e de um projeto politico novo e administrativo.
As convenções mostraram isso! As articulações politicas anteriores as convenções mostraram isso.
Cada eleição é uma eleição “sabiduria” antiga, mas nos padrões atuais da politica contemporânea e depois de alguns paradigmas quebrados não é admissível candidaturas versadas em neologismos e conversas de compadres. Palmeirais é uma cidadezinha acolhedora, misteriosa, provinciana, mais que sabe a hora, a resposta e até o troco a dar em cada um de seus ilustres filhos: campesinos ou não, engravatados ou não, sossegados ou não. Fica a dica a todos os participantes de coligações para as eleições do dia 07 de outubro do corrente ano. Abraços e que comecem os jogos.  

Allyson Jullyan Nascimento – Professor e Presidente Estadual da JSB-Juventude Socialista Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário